Ideologia e cultura organizacional: como disseminar e fortalecer a empresa

Um dos temas em mais evidência no campo da gestão é, o que chamamos modernamente, ideologia e cultura organizacional.

As organizações de sucesso têm foco claro no gerenciamento dos ativos intangíveis, entendem que a dificuldade de gerenciar e disseminar o conhecimento relacionado aos valores e ideologia organizacional, pode provocar deterioração e convergir para a ineficácia do sistema organizacional como um todo.

Cultura organizacional é um conceito que para alguns membros da organização pode ser considerado muito vago e distante da realidade; sua intangibilidade dificulta um entendimento mais racional, às vezes até afastando líderes e liderados da rota concebida pela instituição.

Devido à complexidade organizacional a disseminação desse conhecimento, que pode ser tácito ou explícito, de forma inapropriada pode comprometer o equilíbrio interno, a valorização das pessoas e o engajamento de todos com os objetivos do negócio.

O sucesso da prática da gestão do conhecimento na organização está relacionado diretamente com as pessoas e a sua capacidade de comunicar e disseminar conteúdo e informações que promovam conexão dos elementos intangíveis (propósito, significado, engajamento e cultura organizacional), com os elementos do mundo tangível (estratégia de negócio, objetivos, desempenho individual e resultados organizacionais).

Para tanto, a implementação de alguns mecanismos de gestão se fazem necessários. A nossa experiência, com atuação de mais de 28 anos prestando consultoria e apoiando as organizações no desenvolvimento e ampliação de competências para líderes e equipes com vistas a uma atuação mais efetiva, baseada em valores, bem como assessorando as áreas de gestão de pessoas e comunicação no diagnóstico, planejamento e implantação de projeto de intervenção na cultura organizacional, tem demonstrado que a formação de colaboradores para exercer o papel de disseminador de conteúdo e informações com foco no fortalecimento da cultura organizacional, que entre outras denominações algumas organizações caracterizam como  “multiplicador interno”,  “guardião da cultura” ou ainda “agente de mudança”,  pode-se constituir em uma estratégia de gestão que impulsione a circulação dos ativos intangíveis e facilite o conhecimento e compreensão de todos os colaboradores de conceitos e práticas essenciais ao engajamento com o seu  propósito.

Para fins deste artigo e de vários trabalhos já realizados pela nossa empresa de consultoria, definimos este multiplicador interno como um colaborador da organização, capaz de atuar como educador, centrado nas pessoas e nas relações estabelecidas entre elas, utilizando métodos e práticas para disseminar informações e conteúdo que promovam comportamentos e atitudes necessários à compreensão, internalização e fortalecimento da cultura, identidade e propósito, com o engajamento de todos os colaboradores.

Sabe-se que mudanças no âmbito da cultura organizacional mexem com sistemas de crenças consolidados às vezes há muitos anos e o multiplicador interno, por ser integrante do mesmo sistema que os demais colaboradores, pode se constituir em um referencial e apoiar os líderes na execução de ações educativas que fortaleçam os membros da equipe, até mesmo na superação de tentações para voltar a zona de conforto, desistindo da evolução do processo devido ao desconforto da transição.

A atuação do multiplicador interno com foco no fortalecimento da cultura organizacional, constitui um dos elementos mais relevantes de todo processo de transformação, pois contribui para a tangibilização dos ativos e concretização de ações educativas de curto prazo, que impulsionam movimentos proativos ao aprendizado e resultados do negócio.

O gerenciamento dos elementos relacionados a cultura em cada organização segue regras muito peculiares, o que não impede a inclusão da figura do multiplicador interno entre os agentes de mudança que irão efetivamente atuar no ambiente, criando espaço para a infusão de nova mentalidade, estabelecendo um elo entre a sua marca, seus valores, seu propósito e a prática no cotidiano das lideranças e liderados.

O multiplicador, quando capacitado para exercer esse papel no âmbito interno, pode ser um facilitador nos relacionamentos, um educador e apoiador precioso que, mesmo na informalidade, pode atuar continuamente no alinhamento das ideias, práticas e conhecimentos com a ideologia organizacional.

A partir dessas considerações, apresentaremos a seguir algumas questões relacionadas à realidade organizacional e que, se esclarecidas, facilitarão a operacionalização dessa estratégia em sua organização:

  1. Como identificar colaboradores com perfil adequado ao desempenho desse papel?
  2. Como realizar uma formação dessa natureza?
  3. Qual a metodologia e o conteúdo mais adequados à formação de um multiplicador interno, que atuará como comunicador e apoiador junto às lideranças, visando o fortalecimento da cultura organizacional?
  4. Como gerenciar a atuação desse multiplicador interno, equilibrar o desempenho de suas funções no cotidiano e administrar possíveis conflitos com as lideranças, áreas de gestão de pessoas e comunicação?
  5. Quais as competências necessárias ao colaborador que for indicado para fazer a formação como multiplicador interno?
  6. Como a organização deve proceder para viabilizar a formação e inserção do multiplicador interno no seu dia a dia?

Não existem respostas antecipadas para essas questões.  Cada realidade organizacional demanda uma orientação ajustada às suas necessidades. É importante que desde o início do processo, na fase de identificação e seleção dos colaboradores a serem indicados para a formação, sejam definidos critérios objetivos e claros.

A existência de um modelo de gerenciamento da cultura com papéis e responsabilidade compartilhados por todos os envolvidos nesse processo, também é uma condição indissociável. O êxito no desempenho do multiplicador interno está diretamente relacionado à capacidade de monitoramento contínuo, pois sem um direcionamento claro, acompanhamento e mensuração dos resultados, a sua atuação pode ser reduzida e desvirtuada. A Damicos Consultoria tem como prática o assessoramento à organização cliente na estruturação de todas as fases do processo. Aguardamos o contato da sua empresa para modelagem conjunta do seu modelo de gestão da cultura e formação de multiplicadores para dar suporte às ações educativas, pilar essencial para superação dos obstáculos na fase de transição e transformação de mentalidades.

Fábio Rocha

Especialista em Carreira, Consultor em Sustentabilidade, Professor, Coach e Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade.

Maiza Neville

Especialista em Carreira, Consultor em Gestão de Pessoas por Competências, Professora, Coach e Diretora-Executiva da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade.