Líder Executor – Liderando para Fazer Acontecer

1
Líder Executor – Liderando para Fazer Acontecer
Fábio Rocha
Especialista em Carreira, Consultor em Sustentabilidade, Professor, Coach e
Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade
fabio@damicos.com.br
Maria Celi Nunes Kramm
Especialista em Recursos Humanos, Coach e Consultora em Desenvolvimento
Humano e Organizacional
mckrammm@gmail.com
Maiza Neville
Especialista em Carreira, Consultor em Gestão de Pessoas por Competências,
Professora, Coach e Diretora-Executiva da Damicos Consultoria em Liderança
e Sustentabilidade.
maiza@damicos.com.br
“O sucesso não é medido por aquilo que uma pessoa alcança, mas pela
oposição que encontrou e pela coragem com a qual manteve sua luta
contra as adversidades, certo grau de oposição é importante para um
homem. As pipas sobem contra e não com o vento.”
Fazer acontecer, essa atitude deve ser o ponto de partida para se discutir
sobre as posturas e hábitos de um líder. Afinal, ele busca atingir sempre os
melhores resultados. Para que isso ocorra, um líder precisa de uma equipe
comprometida, afinada e principalmente motivada, pois sozinho não será capaz
de resolver todos os problemas e realizar as inúmeras tarefas do dia-a-dia.
Muitas lideranças e organizações ainda não entenderam que os resultados
originam-se dos times e não dos líderes. E os líderes competentes sabem
liderar os seus times,formam bons times, desenvolvem seus times, tornam
seus times realmente integrados, sinérgicos e com propósito.
Nas áreas operacionais os profissionais geralmente têm um perfil técnico ou
especialista em seu segmento, mas nem sempre tem as habilidades
necessárias para dar o máximo como líder executor. A relação de curto prazo e
resultados é bastante intensa.
2
A Liderança não é uma competência isolada. Ela envolve e requer uma série
de competências que a tornam efetiva. Ser um líder eficaz exige que ajude
outros a liderar, e a medida de seu sucesso está relacionada com a sua
capacidade de fazer com que os outros façam o trabalho certo da maneira
certa.
Envolvidos na rotina diária do trabalho muitas vezes o líder esquece-se de
detalhes importantes que podem influenciar no comportamento de sua equipe,
como a valorização do trabalho, envolvimento profissional e principalmente a
consciência de que tratar com pessoas requer um investimento maior no
processo de humanização do ser humano, o que implica em aperfeiçoar as
suas aptidões por meio da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir
essa tarefa, os líderes devem se utilizar de recursos e instrumentos como
forma de auxílio a sua prática diária.
O líder deve analisar e avaliar suas atitudes, buscando uma postura que ajude
sua equipe a se desenvolver, alinhando suas necessidades pessoais e valores
aos da empresa, fazendo com que a produtividade cresça e o objetivo final seja
atingido com êxito. Sua capacidade de atingir resultados requer um bom nível
de habilidades com pessoas.
O sucesso de curto prazo pode ser o motor que impulsionará a empresa para
frente até chegar ao ponto que permita que a estratégia se concretize. A
capacidade de executar desenvolve disciplinas que permitem que o líder
produza as habilidades certas e promova o conhecimento institucional. A
execução sem uma estratégia pode ser cega, mas a estratégia sem execução
é esperança infundada.
Os líderes que executam conectam o presente e o futuro, concentram-se em
estabelecer um vínculo entre o curto e o longo prazo, administram o tempo,
engajam os demais e garantem que assumirão o dever de prestar contas e as
consequências de cumprir as metas dentro do prazo.
Esses líderes aceitam responsabilidade pelo que precisa ser feito, fazem o que
precisam fazer e desenvolvem um histórico convincente de conquista de
resultados. Cumpre as promessas feitas às várias partes interessadas no
negócio”.
Saber para onde vai e chegar lá são dois desafios diferentes e o líder executor
deverá saber aonde quer chegar, o que deve fazer e realizar bem aquilo que
deve ser feito.
Mas como alcançar resultados satisfatórios, numa realidade onde o que um
líder promete deve estar alinhado com o que alcança?
3
Há, entre outros, comportamentos essenciais que tornam o líder mais eficaz na
entrega dos resultados:

  1. Conhecimento da sua equipe e da sua empresa
    Segundo Dave Ulrich em seu livro Código da Liderança “O líder de
    sucesso é aquele que é capaz de transformar aspirações estratégicas
    em ações, desejos em resultados e o futuro desejado em realidade
    presente”.
    Partilhar com a equipe a visão do negócio e dar significado ao que cada
    um faz contribui para o engajamento/comprometimento com os objetivos
    organizacionais.
    Muitos líderes não conhecem sua organização de forma abrangente, e
    como consequência seu pessoal também. Os líderes, muitas vezes, não
    estão onde a ação está. O líder deve ser parte integrante da equipe,
    parceiro, precisa conhecer as metas pessoais dos seus liderados e
    alinhá-las com as metas corporativas, para assim alcançar um objetivo
    comum.
  2. Autoconhecimento
    É elementar que para conhecer o outro é preciso, primeiramente, se
    conhecer. “Conhece-te a ti mesmo” a célebre frase atribuída a Tales de
    Mileto e adotada por Sócrates como princípio e fim da sabedoria
    humana, continua presente até a contemporaneidade.
    Esse pensamento deve ser aplicado na vida pessoal e em grandes
    corporações. Hoje, um grande número de líderes, com todos os
    requisitos e elementos para ter sucesso, não conseguem dominar a
    disciplina da execução. Apesar de terem capacidade, formação e
    talento, não demonstram controle emocional para lidar com a realidade
    do negócio e da organização ou para fazer avaliações francas das
    pessoas que lideram. Essa firmeza emocional tem como principal fonte o
    autoconhecimento. Quando o líder se conhece ele aceita e lida com
    seus pontos mais frágeis, consegue ser firme e justo com as pessoas
    que não estão desempenhando bem suas funções e compreende a
    ambiguidade inerente às organizações que se movem rapidamente e
    são cada vez mais complexas.
  3. Definição de Metas Claras e Objetivas
    As pesquisas sobre comportamento humano reconhecem e dão cada
    vez mais importância às práticas de planejamento e estabelecimento de
    metas como fatores de desenvolvimento pessoal. Dentro do universo
    corporativo é possível constatar que metas pré-estabelecidas sob
    domínio e conhecimento dos colaboradores influenciam a motivação
    pessoal. Nada mais confortável para quem executa do que saber o que
    fazer, por que fazer e o resultado do seu fazer no todo organizacional.
    4
  4. Habilidade de Comunicação e Influência
    O líder deve inspirar outros para juntar-se a ele na consecução dos
    objetivos organizacionais e no cumprimento de suas tarefas.
    A comunicação está diretamente ligada à liderança e a gestão
    organizacional, pois sua funcionalidade tem aderência à competência
    interpessoal. Por meio do processo comunicativo, os líderes influenciam
    os colaboradores na realização de suas tarefas além de se
    comprometerem na consecução dos objetivos e metas traçadas. Neste
    sentido, a comunicação é uma ferramenta estratégica para o exercício
    da liderança.
    Se o líder não possui uma comunicação eficaz, assertiva ficará difícil
    exercer seu papel.
    Se observarmos os problemas de muitas organizações vamos
    certamente esbarrar na ineficácia da comunicação por parte de suas
    lideranças.
    Muitas organizações acreditam “ingenuamente” que “Se o profissional é um
    excelente técnico, então, será um ótimo líder”. É preciso que as organizações
    reconheçam que esta transição pode levar tempo e pode exigir preparação
    adequada. E quando estes profissionais não conseguem fazer esta alternação
    por conta própria, é comum que as organizações ignorem o fato de que
    também não deram o apoio e o suporte necessário para que estes líderes
    alcancem sucesso nesta nova empreitada.
    Então precisamos ter programas de formação de lideranças estruturados para
    estimular os líderes das nossas organizações a desenvolverem competências
    de liderança que contribuam para a melhoria da performance individual e do
    desempenho organizacional.
    Toda liderança precisa desenvolver as competências do Líder Executor, o foco
    na entrega e nos resultados é fundamental para o exercício da liderança.
    Se pensarmos especificamente nas lideranças intermediárias as competências
    do Líder Executor são ainda mais fundamentais, considerando que os mesmos
    devem estar dedicados a transformar a visão, missão e diretrizes estratégicas
    de uma organização em ações concretas no campo tático-operacional.
    As lideranças intermediárias de uma organização são lideranças do nível táticooperacional e/ou líderes que estão entre as lideranças estratégicas e os demais
    níveis da organização (Gerentes, Coordenadores, Chefias, Supervisores, etc.).
    O líder executor sem dúvida é um dos perfis comportamentais mais adequados
    para as lideranças intermediárias.
    5
    A maior parte das organizações ainda não capacita de forma adequada seus
    líderes intermediário, porque não compreende bem as dificuldades enfrentadas
    por quem assume este cargo de gestão. Neste sentido necessário se faz ter
    programas voltados para a formação de lideranças intermediárias, para
    estimular estes líderes a desenvolverem competências de liderança que
    contribuam para a melhoria do desempenho individual e organizacional.
    Você já se perguntou se os programas e/ou atividades realizadas na sua
    empresa voltadas para as Lideranças Intermediárias trabalham estas questões
    ou dão suporte a estas lideranças de como gerenciar estes aspectos?
    Você tem clareza de como o exercício de liderança com foco em resultados
    aqui citados são trabalhados em sua organização?
    Seus líderes intermediários são competentes para liderar com foco nas metas,
    resultados, eficácia?