Ousadia pode ser definida como característica ou particularidade do que é ousado; que possui valentia ou coragem; arrojo.
Em outro aspecto também pode ser definida como falta de prudência; realizado sem reflexão; imprudência ou temeridade.
Já no baianês, às vezes usamos ousadia com o sentido de informalidade ou intimidade; que não faz cerimonia, por exemplo, “nunca lhe dei tal ousadia”.
Já o conceito de empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo útil ou positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Apenas lendo estas definições extremamente simplórias sobre ousadia e empreendedorismo, percebemos o quanto estas duas palavrinhas estão tão intimamente relacionadas.
O primeiro aspecto é que não existe empreendedorismo sem o componente ousadia. Iniciativa, proatividade, protagonismo, fazer acontecer são elementos fortes do empreendedor e do próprio empreendedorismo.
Apesar de ser totalmente ultrapassada aquela ideia que “fulano” nasceu para empreender e “sicrano” não tem o menor talento para isto, a essência do ser humano, ou seja, suas características podem favorecer em muito uma carreira como empreendedor.
Cabe aqui destacar, que muitos empreendedores confundem inclusive esta essência ou DNA do empreendedor com um perfil único ou o que podemos chamar de arquétipo ideal do empreendedor.
Muitos empreendedores têm sucesso e muito sucesso, sem serem carismáticos, contagiantes, vendedores natos de ideias ou projetos. Por exemplo, é muito positivo aquele empreendedor que valoriza o planejamento, que tem cautela ao investir, o famoso “pé no chão”.
O segundo aspecto interessante destas definições acima, é quando relacionamos o viés da ousadia, com a intimidade com o ramo ou segmento de negócio. Sempre ao pensar um negócio ou o início de uma caminhada no empreendedorismo precisamos observar o nosso histórico, as nossas características, os nossos ativos, o nosso expertise e a nossa afinidade com o segmento daquele negócio.
É muito comum, e no Brasil isto é muito forte, a onda ou a moda daquele segmento ou negócio que está dando certo, como se diz popularmente “isto dá dinheiro” e pessoas que nada tem haver com estas atividades empreenderem neste campo, apenas por modismo ou tendência.
Tecnologia, hamburguerias, pets são alguns dos exemplos que impressionam quando pessoas que com nenhuma afinidade ou apenas porque gostam de pets ou hambúrguer, idealizam o negócio “das suas vidas” nestes segmentos.
E o terceiro e último aspecto, sem dúvida é a correlação da ousadia no empreendedorismo com a inovação. Inovação em produtos ou serviços, na sua forma de entrega ou no próprio modelo de negócio.
Fica a lembrança que possuímos ousadia desde que nascemos, mas enquanto crianças ousamos por instinto; por necessidade de conhecer o mundo que nos rodeia e estabelecermos nossos limites.
E agora para aqueles que empreendem ou que desejam caminhar na carreira do empreendedorismo sejam ousados, mas, entendam primeiro a sua essência e gerenciem a seu favor o tipo de “ousadia” e o empreendedor que você é.
Fábio Rocha
Especialista em Carreira, Consultor em Sustentabilidade, Professor, Coach e Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade.