Programa Sênior: Um Novo Mindset Para a Longevidade Nas Organizações

artigo

Maiza Neville – Mentora de Liderança e Carreira 50+. Especialista em Longevidade Ativa, Reposicionamento Profissional e Transições com Propósito. Coach, Consultora Organizacional e de Educação Empresarial. Conselheira Consultiva. Sócia-Fundadora da Damicos Consultoria. maizaneville@terra.com.br

Telma Bastos – Psicóloga, Gestora de Recursos Humanos, Mentora em Gestão de Pessoas e de Fatores Psicossociais. Conselheira Consultiva.

Fábio Rocha – Especialista em Cultura Organizacional, Carreira, Liderança e ESG. Palestrante, Consultor, Treinador Comportamental, Mentor e Conselheiro. Diretor-Executivo da Damicos Consultoria. fabio@damicos.com.br

“Neste artigo, compartilhamos aprendizados de uma experiência vivida com um grupo de colaboradores entre 45 e 70 anos, em um programa voltado ao reposicionamento, planejamento de futuro e reconhecimento das competências construídas ao longo da vida. Um convite à reflexão sobre longevidade ativa, cultura organizacional e novas possibilidades de contribuição profissional”.

Vivemos hoje um fenômeno demográfico silencioso, mas transformador: estamos envelhecendo — como pessoas, como país e, claro, como força de trabalho.

Enquanto o número de nascimentos no Brasil atinge os menores níveis desde os anos 70, a população com mais de 60 anos só cresce. Projeções indicam que, até 2050, um terço dos brasileiros será idoso. E o mercado de trabalho, está preparado para isso?

Nas organizações, muito se fala em aposentadoria, mas pouco se faz para preparar as pessoas para uma vida longeva, ativa e produtiva. Pior: muitas vezes a ideia de “aposentar” ainda está ligada à ideia de parar, perder relevância, deixar de contribuir. Isso precisa mudar.

Foi nesse cenário que nasceu o Programa Sênior, uma iniciativa piloto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, voltada a colaboradores entre 45 e 70 anos. Com metodologia desenvolvida em parceria com a Damicos Consultoria — referência em mentoria no planejamento de carreira para 50+ em ambientes corporativos —, o programa teve como foco ampliar possibilidades de contribuição profissional, promover a integração entre gerações e apoiar a construção de novos ciclos de vida com propósito, protagonismo e planejamento.

O que fizemos na prática?

O programa teve duração de seis meses e foi estruturado em três etapas: sensibilização, workshops presenciais e mentoria em grupos. Mais do que oferecer conteúdo criou um espaço de escuta, troca e reconstrução. Trabalhamos cinco dimensões fundamentais: pessoal, psicossocial, familiar, carreira e organizacional. A ideia era olhar para a longevidade de forma ampla — indo muito além do “preparar para se aposentar”.

E os resultados?

94% dos participantes relataram um impacto forte ou transformador na forma de enxergar a longevidade dentro do ciclo de vida e carreira. 88% disseram ter revisto sua identidade profissional com base em novos significados. 81% implantaram, ao menos parcialmente, seus projetos de vida e carreira.

Além disso, mantivemos um grupo ativo no WhatsApp após o encerramento do programa, o que permitiu seguir compartilhando oportunidades e fortalecendo os vínculos criados.

Por que isso importa?

Porque estamos falando de um público com experiência, conhecimento e ainda muito potencial para contribuir. Profissionais 50+ não são “o fim da linha”. Pelo contrário, são um ativo estratégico — e cabe às empresas criar ambientes onde essa potência possa florescer.

Falar de diversidade etária é urgente. Promover a convivência intergeracional é inteligente. E estruturar ações que apoiem a transição para a longevidade ativa é papel da liderança e do RH.

Que futuro queremos construir?

O Programa Sênior é apenas um exemplo do que pode (e deve) ser feito. Mais do que preparar para “parar”, precisamos ajudar as pessoas a se reinventarem — com sentido, com saúde, com sustentabilidade emocional e financeira.

A longevidade não é um desafio futuro. É o presente batendo à porta das empresas.E você, o que sua organização tem feito para preparar colaboradores para uma vida longeva e ativa?
? Vamos conversar sobre isso? Estamos à disposição para compartilhar mais sobre essa experiência e ajudar outras empresas a seguirem esse caminho.